Pular para o conteúdo principal

15 Hábitos que você deve evitar no ambiente de trabalho

15 HÁBITOS QUE VOCÊ DEVE EVITAR NO AMBIENTE DE TRABALHO





Todo mundo tem pequenos defeitos e devemos aceitá-los, assim como queremos que respeitem nossas características individuais, mas essa regra de tolerância e convivência não é desculpa para todo e qualquer tipo de comportamento.

Algumas atitudes no ambiente de trabalho causam muito desconforto nos companheiros. Outras geram verdadeira aversão. Evitá-las, portanto, é essencial para o bem-estar geral.

O conselho é fazer uma autoanálise constante. Para ajudar, confira uma lista de comportamentos que são detestáveis na maioria das empresas, preparada pela Business Insider. Se você escorrega em alguma desses pontos, é hora de corrigir a falha.

Chegar atrasado

Pontualidade é fundamental e sinal de profissionalismo. Chegue sempre na hora e mostre-se prontamente disponível para fazer o que deve ser feito. Em reuniões, atrasos demonstram falta de respeito pelos colegas que chegaram no horário combinado e pelo organizador.

Fingir que está doente

Pega mal alegar indisposição e doença. Se toda semana você inventa uma desculpa dessa para não ir trabalhar fica difícil reivindicar depois a sonhada promoção.

Comer certos alimentos

Almoçar na mesa de trabalho nunca é um hábito saudável, mas se você não encontra tempo ou não tem outra opção, escolha as refeições com critério. Salada de atum, cebola crua, couve-de-bruxelas, peixe reaquecido, goiaba e outros alimentos com forte odor podem mexer incomodar as pessoas que dividem o espaço.

Ser constantemente negativo

Cuidado se você usa com frequência frases como “isso não vai dar certo” e “parece muito difícil”. Excesso de pessimismo pode fazer com que seja relegado em qualquer oportunidade de ascensão profissional. Evite também reclamar o tempo todo do trabalho, do chefe ou dos colega.  Se seguir assim, você logo vai começar a ser evitado por todos.

Distrair-se nas reuniões

Digitar ao celular, responder e-mails, navegar na web ou conversar no programa de mensagens durante reuniões são atitudes que revelam falta de atenção, especialmente para o chefe.

Interromper os colegas

É indelicado interromper outras pessoas enquanto falam. Mostra que você não tem respeito pelos outros nem paciência para ouvir o que elas têm a dizer, mesmo que os pontos que está levantando em sua intervenção sejam pertinentes. 

Ser espertalhão

Pegar carona em comentário de outros, corrigi-los ou, pior ainda, reformulá-los e proferi-los  como se fossem seus costumam irritar profundamente os companheiros de trabalho.

Parecer desleixado

Descuidar da higiene, vestir-se de maneira desleixada e deixar de lado algumas regras de etiqueta social, como arrotar em público, são consideradas atitudes grosseiras e prejudiciais para a carreira. Por outro lado, arrumar-se em público também não é recomendado. Precisa pentear o cabelo, retocar a maquiagem ou ajeitar a roupa? Vá ao banheiro.

Falar de problemas pessoais

Discutir dramas pessoais no trabalho não é uma boa pedida. O tempo no escritório deve ser gasto com o trabalho. Se você precisa conversar com alguém sobre um problema particular, procure-o fora do expediente. Da mesma forma, evite fazer chamadas telefônicas pessoais ou conversar em programas de mensagens no horário comercial.

Tentar vender coisas e ideias

Algumas empresas proíbem, mas mesmo quando não há uma desautorização explícita, é melhor não levar nada para vender no ambiente de trabalho. Além de ocupar tempo dos colegas, alguns podem sentir-se constrangidos a fazer uma compra. Da mesma forma, não é recomendável pedir que colegas de trabalho abracem causas para as quais você milita.

Ser desorganizado e espaçoso

Ter a fama de bagunceiro e porcalhão não é um ponto positivo na reputação profissional de ninguém. A mesa de trabalho desorganizada pode ser vista como um reflexo da sua personalidade. Usou o refeitório? Limpe tudo antes de sair. Se você compartilha o espaço de trabalho com outros, fique mais atento à organização e nunca sufoque os vizinhos com seus pertences.

Ficar bêbado na firma

Não é uma boa ideia ingerir bebidas alcóolicas no ambiente de trabalho, principalmente com frequência ou em grande quantidade.  A mesma recomendação vale para happy hours ou eventos e reuniões organizados pela empresa, incluindo as comemorações de fim de ano.

Falar de política

Mesmo que tenha construído relações sólidas, a ponto de achar que tem direito de expressar opiniões sobre outros temas além do trabalho, é bom saber que a liberdade de expressão nas empresas é limitada ou, muitas vezes, inexistente e as discussões acaloradas sobre política ou outros movimentos devem ser evitadas.

Ser barulhento

Tudo bem se você mantém ou até melhora sua produtividade quando ouve música, mas o barulho pode tirar o foco e a atenção dos colegas, atrapalhar conversas importantes e, em última instância, prejudicar os negócios.  Então, mesmo que esteja com fones de ouvidos, regule o volume para que o som não vaze. E fale sempre em tom baixo.

Repreender em público


Se você é chefe, jamais grite ou repreenda funcionários ou subordinados em público. Chame-os para conversas particulares e seja polido.


* Imagens meramente ilustrativas da internet


(Fonte: PequenasEmpresasGrandesNegócios)
________________________________________________________________________
Ser constantemente negativo

Comentários

Mais visitadas

O seu Contrato de Honorários é completo? Veja requisitos e cuidados

O SEU CONTRATO DE HONORÁRIOS É COMPLETO? VEJA REQUISITOS E CUIDADOS Usualmente chamado de contrato de honorários, o contrato de prestação de serviços de um Advogado envolve cuidados importantes para garantir a transparência entre as partes e, principalmente evitar surpresas. A percepção dos honorários é o direito de todo advogado como contraprestação econômica pelo serviço técnico prestado. A importância dos honorários se evidencia pela sua caracterização como verba de natureza alimentar, fundamental para o profissional liberal manter o funcionamento da sua atividade, bem como prover o seu sustento e o de sua família, assemelhando-se assim ao direito constitucional ao salário digno, previsto pela  Carta Magna  no seu artigo  7º , inciso  IV . E para assegurar esse direito do Advogado, bem como ao contratante a previsibilidade de direitos e obrigações, o contrato de honorários é um dos instrumentos mais importantes na relação processual. Por isso, é de suma importância não só

Zona de conforto mental: o que é e como se arriscar para além de suas fronteiras

ZONA DE CONFORTO MENTAL: O QUE É E COMO SE ARRISCAR PARA ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS Oriundo dos estudos do campo da psicologia, o termo “zona de conforto” se refere à uma série de comportamentos, ações e escolhas que têm como objetivo manter o indivíduo em questão envolto em uma sensação de segurança e de proteção dos possíveis males que o aguardam para além das barreiras pré-estabelecidas entre o que lhe é ou não familiar. Mas, vale lembrar que conforto e comodidade nem sempre são sinônimos de bem-estar: muitas vezes, estas condições, justamente por não trazerem um desafio para a pessoa, seja na esfera profissional ou pessoal, acabam por propiciar um ambiente letárgico e dormente, o qual limita o descobrimento de novas capacidades que poderiam ser até então inéditas ao indivíduo. Em seu artigo nomeado como “Trabalho duro supera o talento”, o escritor americano Ed Latimore ressalta que de todas as suas conquistas, 99% do teor delas advém do esforço genuíno, enquanto somente 1% re

Por que estes serão os advogados mais disputados pelo mercado de trabalho

POR QUE ESTES SERÃO OS ADVOGADOS MAIS DISPUTADOS PELO MERCADO DE TRABALHO O mercado de trabalho jurídico presencia uma reviravolta em 2019 e áreas pouco demandadas no ano passado surgem no horizonte de carreiras mais promissoras do ano. Desde a confirmação do cenário político, uma onda de otimismo estimula a volta de investimentos e o recrutamento jurídico é um dos primeiros a se agitar. “Isso acontece porque o mercado jurídico é peça chave dessa mudança”, diz Camila Dable, sócia da Salomon Azzi, consultoria de recrutamento e seleção na área jurídica. Expoentes dessa mudança de perfil jurídico mais buscado em escritórios e empresas são os advogados que atuam na área imobiliária e de mercado de capitais. Segundo os profissionais consultados por  EXAME , esses mercados mais afetados pela recessão deverão ter um ano melhor. “A definição e melhora de diversos cenários da política e economia cria condições para a retomada da atividade. A conjunção de interesses entre quem d