Pular para o conteúdo principal

7 estratégias para ganhar uma discussão, comprovadas pela ciência


7 ESTRATÉGIAS PARA GANHAR UMA DISCUSSÃO, COMPROVADAS PELA CIÊNCIA




Entrar em uma discussão pode ser estressante e cansativo, além de tomar tempo de todos os envolvidos. Seja no trabalho, com a família ou com os amigos, elaborar os argumentos da melhor maneira possível e pensar na forma mais adequada de apresentá-los pode te ajudar a convencer alguém em qualquer situação. O site Business Insider listou sete estratégias comprovadas pela ciência que irão ajudar na sua próxima discussão.
1. Não tente ganhar
Pode parecer contraditório, mas levar a vontade de ganhar uma discussão ao extremo pode, na realidade, atrapalhar. Quando você ataca as ideias da outra pessoa, faz com que ela também assuma uma posição combativa, o que torna ainda mais difícil convencê-la a ouvir e, talvez, aceitar seu ponto de vista. Se você quer ser convincente, o ideal é se mostrar “extremamente de acordo” com a outra pessoa. Você pode inclusive usar os argumentos do outro e a lógica defendida por ele para chegar a uma conclusão – talvez absurda – e mostrar que você está certo.
2. Seja civilizado
Respeite a perspectiva do outro, não importa o quanto você ache que aquela visão é ridícula. “Quando as pessoas sentem que estão sendo respeitadas, tendem a ser mais receptivas a informações que possam desafiar suas crenças”, afirmoa Peter Ditto, professor de psicologia na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Com essa conexão emocional estabelecida, você pode começar a argumentar.
3. Faça perguntas
Fazer perguntas à pessoa com que você está discutindo pode ajudar a construir seus argumentos. Além disso, faz com que uma interação competitiva se transforme em cooperativa. Segundo John Gottman, psicólogo que trabalha com casais, fazer esse tipo de perguntas faz com que as pessoas se tornem mais abertas à discussão. Alguns exemplos de perguntas abertas: “O que você mudaria se tivesse todo o dinheiro do mundo?”, “O que você espera da sua vida nos próximos três anos?” e “Você gosta do seu trabalho?”.
4. Seja confiante
Nem sempre ser a pessoa mais inteligente em um ambiente é garantia de ser ouvido. Um estudo de 2013 mostrou que as pessoas escolhem ouvir aquele que age "como se soubesse que está certo". Bryan Bonner, professor de administração da Universidade de Utah, afirma que as pessoas inconscientemente prestam mais atenção à extroversão, gênero, raça e nível de confiança, em vez de ouvirem o que os debatedores estão realmente dizendo. “Muitas vezes, a pessoa que pensamos ser o especialista está errada”, disse ele.
5. Mostre que as pessoas concordam
Em seu livro “Influência: a Psicologia da Persuasão”, Robert Cialdini afirma que a “prova social” é uma das melhores estratégias para fazer com que as pessoas concordem com você. Cialdini explica que há uma tendência, já estudada e documentada, de as pessoas se conformarem com as opiniões dos outros, mesmo que a ideia pareça estranha.
De acordo com a “prova social”, as pessoas tendem a acreditar que o que os outros estão fazendo e falando é o correto para aquela situação. Isso explica, por exemplo, por que filas longas na frente de um restaurante nos fazem acreditar que a comida lá é boa.
6. Use gráficos
Uma pesquisa realizada na Universidade de Cornell pelos professores Aner Tal e Brian Wansink mostrou que as pessoas acreditam nos cientistas. Então, fazer com que um dado pareça científico, usando gráficos, faz com pareça mais confiável. “O prestígio da ciência parece garantir poder de persuasão mesmo em elementos triviais relacionados à ciência, como gráficos”, escreveram Tal e Wansink no estudo.
7. Vá além das piadas e brincadeiras
Contar uma história sobre seu tio ou colega que come muita manteiga, mas que continua em forma, é uma piada. Mas se quiser ser levado a sério, é preciso mostrar dados, especialmente se forem citados estudos revisados e com amostras representativas.
*(Foto meramente ilustrativa: reprodução Internet)
(Fonte: RevistaÉpocaNegócios)
_________________________________________________________

Comentários

Mais visitadas

O que perguntar para a testemunha na Audiência Trabalhista?

O QUE PERGUNTAR PARA A TESTEMUNHA NA AUDIÊNCIA TRABALHISTA? Uma dúvida muito recorrente, que os advogados alunos do meu curso apresentam logo de cara é: “O que perguntar para as testemunhas?” O curioso é que, para eu responder a essa pergunta, de modo a instruir o aluno a saber o que perguntar para a testemunha, eu não preciso nem saber qual é o pedido que está em litígio (horas extras, vínculo de emprego, justa causa, doença profissional etc…), qual parte ele representa na ação (reclamante ou reclamada) e, nem quem convidou a testemunha. Isso porque, para que o advogado saiba o que perguntar para a testemunha, antes, ele precisa saber “qual é o fato controvertido, que a parte que ele representa, detém o ônus probatório”. O objetivo das provas no processo e, testemunha é apenas uma delas, é justamente convencer o Juízo que ocorreu determinado fato, controvertido, capaz de ensejar a condenação ou absolvição de determinado pedido. Qualquer outra fora dessa premissa não jus...

Profissão cobiçada: como está realmente o mercado de trabalho pra quem faz Direito?

PROFISSÃO COBIÇADA: COMO ESTÁ REALMENTE O MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM FAZ DIREITO? Descubra onde estão as melhores oportunidades de trabalho para quem quer seguir a carreira de advogado ou jurista! Como está o mercado de trabalho pra quem faz Direito? Direito tornou-se a profissão mais desejada dos brasileiros. As salas de aula deste curso comportam, atualmente, mais de 1000 mil estudantes espalhados por todo o território nacional, de acordo com o Censo do Ensino Superior. As oportunidades de trabalho para quem opta por esta graduação cresceram rapidamente nos últimos anos, o que fez subir ainda mais a procura pelo curso nos vestibulares e processos seletivos que usam a nota do Enem, como Sisu e ProUni. No mesmo passo, aumentou também o número de profissionais na ativa – tornando a concorrência por uma vaga de emprego ainda mais acirrada. Por sorte, o mercado é grande e continua se expandindo, tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. O Direito p...

Escreva bem, fale melhor! 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho

ESCREVA BEM, FALE MELHOR! 60 ERROS DE PORTUGUÊS MUITO COMUNS NO MUNDO DO TRABALHO Falar e escrever corretamente é obrigatório para se dar bem em qualquer profissão. Além de ter uma redação bem estruturada, é preciso dominar a norma culta do português para ser admitido em qualquer processo seletivo, manter-se empregado e alçar novas posições hierárquicas. Apesar disso, os tropeços na língua são incrivelmente frequentes no mundo corporativo. E-mails, relatórios, artigos e apresentações estão infestados de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal Para Rosângela Cremaschi, consultora empresarial na RC7 e professora de comunicação na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), a insuficiência da educação de base do brasileiro faz com que muita gente ingresse no mercado de trabalho com fortes dúvidas sobre o próprio idioma. Quanto mais alto o cargo, piores são os efeitos dos “tropeços” para a imagem do profissional, diz Reinaldo Passadori, presid...