Pular para o conteúdo principal

Especialidades de advogados que estão sendo mais procuradas


ESPECIALIDADES DE ADVOGADOS QUE ESTÃO SENDO MAIS PROCURADAS




A tendência para 2018 nas especialidades de advogados mais procuradas deve seguir o mesmo estilo de 2017, apostando na área penal. Nesta área, os advogados podem atuar em parceria direta com outras áreas, como o Direito Tributário, Direito Ambiental, Direito Trabalhista, entre outros.
O Direito Empresarial também está em alta, acompanhando o mercado de fusões e aquisições. Trata-se de um mercado em constante mudança e os profissionais do Direito que pretendem ser mais competitivos devem apostar nessa área.
A seguir, você vai conhecer as seis principais áreas do Direito que oferecem melhores oportunidades:

Direito trabalhista

Não apenas em 2018, mas também nos próximos anos, o Direito Trabalhista é uma área que terá aumento da demanda, principalmente, depois da reforma trabalhista. Há ainda muitas dúvidas com relação às alterações e a especialização nessa área poderá render excelentes resultados.

Direito Tributário

A especialização em Direito Tributário vem atraindo cada vez mais advogados, já que se trata de uma das áreas que oferecem melhor remuneração. As empresas necessitam de um bom planejamento tributário e a escolha do melhor regime para manter a legalidade, o que exige também profissionais capacitados.

Compliance

As pesquisas revelam que, pelo menos, seis em cada dez brasileiros consideram que o maior problema de nosso país é a corrupção. Os casos de corrupção revelados nos últimos anos em todas as esferas governamentais e com o envolvimento de grandes empresas, leva as instituições privadas a dar mais atenção a questões como ética corporativa.
Diante desse cenário, o compliance e a ética passaram a ser uma das áreas do Direito mais procuradas pelas empresas, levando os advogados a se especializar, uma vez que se torna cada vez mais necessário adequar as políticas internas e as relações comerciais à legislação vigente, não apenas no Brasil, como também em outros países.
O advogado que optar por essa área do Direito deve se preparar para oferecer soluções para conflitos que envolvam as políticas internas e a conduta ética das empresas.

Setor de energia

O setor de energia é um dos mais promissores para advogados nos próximos anos. O potencial de crescimento da área pode ser destacado com a exploração de petróleo e as privatizações das empresas de energia elétrica, além de outros sistemas de geração de energia alternativos. A procura de profissionais que possam prestar consultoria e apoio em demandas contenciosas ou consultivas vem aumentando sensivelmente.

Tecnologia e inovação

A tecnologia e a inovação vêm exigindo o desenvolvimento de novas empresas, como ocorre com as startups, que, de forma geral, exigem muito investimento e, dessa forma, também precisam de advogados para atuar tanto na criação das mesmas como na consultoria legal.
O mercado das startups exige agilidade para a tomada de decisões e todos os cuidados com relação aos riscos. Ao advogado, cabe a necessidade de manter o cliente atualizado com relação à minimização de possíveis danos e de manter-se dentro da legalidade, evitando possíveis processos judiciais e oferecendo condições de gerar lucro.

Direito Ambiental

Todos as áreas da sociedade se voltaram, nos últimos tempos, para o conceito de sustentabilidade. Ao mesmo tempo em que vivemos num mundo onde o consumo é incentivado, também vemos iniciativas para colocar limites, mantendo o meio ambiente adequado para a sobrevivência da humanidade.
O conceito de sustentabilidade é algo que vai exigir cada vez mais das empresas e, consequentemente, dos advogados. O Direito Ambiental é uma área que exige conhecimentos mais aprofundados de outras áreas, como Direito Empresarial e Direito Internacional, entre outros, para oferecer o suporte necessário aos empresários.
_________________________________________________________

Comentários

Mais visitadas

O que perguntar para a testemunha na Audiência Trabalhista?

O QUE PERGUNTAR PARA A TESTEMUNHA NA AUDIÊNCIA TRABALHISTA? Uma dúvida muito recorrente, que os advogados alunos do meu curso apresentam logo de cara é: “O que perguntar para as testemunhas?” O curioso é que, para eu responder a essa pergunta, de modo a instruir o aluno a saber o que perguntar para a testemunha, eu não preciso nem saber qual é o pedido que está em litígio (horas extras, vínculo de emprego, justa causa, doença profissional etc…), qual parte ele representa na ação (reclamante ou reclamada) e, nem quem convidou a testemunha. Isso porque, para que o advogado saiba o que perguntar para a testemunha, antes, ele precisa saber “qual é o fato controvertido, que a parte que ele representa, detém o ônus probatório”. O objetivo das provas no processo e, testemunha é apenas uma delas, é justamente convencer o Juízo que ocorreu determinado fato, controvertido, capaz de ensejar a condenação ou absolvição de determinado pedido. Qualquer outra fora dessa premissa não jus...

Profissão cobiçada: como está realmente o mercado de trabalho pra quem faz Direito?

PROFISSÃO COBIÇADA: COMO ESTÁ REALMENTE O MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM FAZ DIREITO? Descubra onde estão as melhores oportunidades de trabalho para quem quer seguir a carreira de advogado ou jurista! Como está o mercado de trabalho pra quem faz Direito? Direito tornou-se a profissão mais desejada dos brasileiros. As salas de aula deste curso comportam, atualmente, mais de 1000 mil estudantes espalhados por todo o território nacional, de acordo com o Censo do Ensino Superior. As oportunidades de trabalho para quem opta por esta graduação cresceram rapidamente nos últimos anos, o que fez subir ainda mais a procura pelo curso nos vestibulares e processos seletivos que usam a nota do Enem, como Sisu e ProUni. No mesmo passo, aumentou também o número de profissionais na ativa – tornando a concorrência por uma vaga de emprego ainda mais acirrada. Por sorte, o mercado é grande e continua se expandindo, tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. O Direito p...

Escreva bem, fale melhor! 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho

ESCREVA BEM, FALE MELHOR! 60 ERROS DE PORTUGUÊS MUITO COMUNS NO MUNDO DO TRABALHO Falar e escrever corretamente é obrigatório para se dar bem em qualquer profissão. Além de ter uma redação bem estruturada, é preciso dominar a norma culta do português para ser admitido em qualquer processo seletivo, manter-se empregado e alçar novas posições hierárquicas. Apesar disso, os tropeços na língua são incrivelmente frequentes no mundo corporativo. E-mails, relatórios, artigos e apresentações estão infestados de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal Para Rosângela Cremaschi, consultora empresarial na RC7 e professora de comunicação na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), a insuficiência da educação de base do brasileiro faz com que muita gente ingresse no mercado de trabalho com fortes dúvidas sobre o próprio idioma. Quanto mais alto o cargo, piores são os efeitos dos “tropeços” para a imagem do profissional, diz Reinaldo Passadori, presid...