Pular para o conteúdo principal

7 séries que todo estudante de direito deveria assistir

7 SÉRIES QUE TODO ESTUDANTE DE DIREITO DEVERIA ASSISTIR




Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de cursos de direito no mundo? São mais de 1.170 cursos de graduação na área. Além disso, segundo a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), um levantamento de novembro de 2016 mostrou que já atingimos a marca de 1 milhão de bacharéis em direito por aqui.
Seja pela tradição ou não, o aumento das matrículas nos últimos cinco anos foi de 35%, segundo dados do Censo da Educação Superior. Se você também é estudante e pretende seguir a carreira jurídica, que tal se inspirar com diversas séries sobre o tema e histórias de advogados distintos?
Veja abaixo sete séries para maratonar:
1. How to Get Away With Murder
Annalise Keating (Viola Davis) estrela How to Get Away With Murder
Na história, Viola Davis é a professora Annalise Keating que, ao mesmo tempo em que dá aula de direito penal na Universidade de Middleton, na Filadélfia, envolve os melhores alunos em casos reais. Ela e os calouros Michaela, Wes, Laurel, Connor e Asher mergulham em uma trama de assassinatos que muda o rumo de suas vidas. A série foi lançada em 2014 e possui quatro temporadas, com três delas disponíveis na Netflix.
2. Better Call Saul
Saul Goodman (Bob Odenkirk) antes da fama
spin-off da aclamada “Breaking Bad”, criada por Vince Gilligan, conta a trajetória de um simples advogado chamado James Morgan “Jimmy” McGill antes de se tornar o trambiqueiro Saul Goodman. A série se passa seis anos antes de seu encontro com Walter White. São três temporadas, todas disponíveis na Netflix.
3. Suits
Harvey Specter (Gabriel Macht) e Mike Ross (Patrick J. Adams)
Lançada em 2011, a série foca nos personagens Mike Ross, que nunca frequentou a faculdade de direito e consegue trabalho em um importante escritório de Manhattan, e o advogado Harvey Specter, veterano na profissão. Harvey reconhece o potencial do jovem e por isso o contrata. Os dois resolvem diversos casos jurídicos, enquanto escondem o segredo de que Mike não tem diploma. A série está na 7ª temporada, disponível na Netflix.
4. The Good Wife
Alicia Florrick (Julianna Margulies) retorna à vida como advogada
Após anos como dona de casa, Alicia Florrick precisa retomar sua carreira como advogada para conseguir sustentar os dois filhos adolescentes. Isso acontece quando seu marido, o procurador geral do estado Peter, é preso após um escândalo sexual e caso de corrupção. A série foi finalizada com sete temporadas. É possível assistir na Netflix.
5. Making a Murderer
Produção conta a história real de Steven Avery
série-documentário da Netflix conta a história verídica do norte-americano Steven Avery. O homem passou 18 anos preso por estuprar uma mulher até que um exame de DNA comprova que ele não cometeu o crime. Em liberdade e trabalhando no ferro-velho da família, Avery está prestes a ser indenizado financeiramente pelo estado, mas é novamente investigado, sendo o principal suspeito do assassinato da fotógrafa e jornalista Teresa Halbach.
6. Law and Order: Special Victims Unit (SVU)
Os detetives Elliot Stabler (Christopher Meloni) e Olivia Benson (Mariska Hargitay)
Lançada em 1999, a série está no ar em sua 19ª temporada e mais de 400 episódios. O primeiro spin-off da bem-sucedida “Law & Order” traz os detetives Elliot Stabler e Olivia Benson, da equipe especial de elite do Departamento de Polícia, na investigação de crimes de caráter sexual ocorridos em Nova York. O programa é transmitido no Brasil pelo Universal Channel.
7. American Crime Story
Os atores David Schwimmer, Cuba Gooding Jr. e Courtney B. Vance
A série antológica de crimes reais apresenta uma história independente a cada temporada. A primeira, titulada “O Povo Contra O.J. Simpson”, apresenta o julgamento do ex-jogador de futebol americano acusado de assassinato. Já a segunda temporada, “O Assassinato de Gianni Versace”, explora a morte do estilista cometido pelo serial killer Andrew Cunanan. A terceira temporada, que ainda não estreou, vai focar no desastre causado pelo Furacão Katrina.
(Fonte: Catraca Livre)
_________________________________________________________

Comentários

Mais visitadas

Profissão cobiçada: como está realmente o mercado de trabalho pra quem faz Direito?

PROFISSÃO COBIÇADA: COMO ESTÁ REALMENTE O MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM FAZ DIREITO? Descubra onde estão as melhores oportunidades de trabalho para quem quer seguir a carreira de advogado ou jurista! Como está o mercado de trabalho pra quem faz Direito? Direito tornou-se a profissão mais desejada dos brasileiros. As salas de aula deste curso comportam, atualmente, mais de 1000 mil estudantes espalhados por todo o território nacional, de acordo com o Censo do Ensino Superior. As oportunidades de trabalho para quem opta por esta graduação cresceram rapidamente nos últimos anos, o que fez subir ainda mais a procura pelo curso nos vestibulares e processos seletivos que usam a nota do Enem, como Sisu e ProUni. No mesmo passo, aumentou também o número de profissionais na ativa – tornando a concorrência por uma vaga de emprego ainda mais acirrada. Por sorte, o mercado é grande e continua se expandindo, tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. O Direito p...

O que perguntar para a testemunha na Audiência Trabalhista?

O QUE PERGUNTAR PARA A TESTEMUNHA NA AUDIÊNCIA TRABALHISTA? Uma dúvida muito recorrente, que os advogados alunos do meu curso apresentam logo de cara é: “O que perguntar para as testemunhas?” O curioso é que, para eu responder a essa pergunta, de modo a instruir o aluno a saber o que perguntar para a testemunha, eu não preciso nem saber qual é o pedido que está em litígio (horas extras, vínculo de emprego, justa causa, doença profissional etc…), qual parte ele representa na ação (reclamante ou reclamada) e, nem quem convidou a testemunha. Isso porque, para que o advogado saiba o que perguntar para a testemunha, antes, ele precisa saber “qual é o fato controvertido, que a parte que ele representa, detém o ônus probatório”. O objetivo das provas no processo e, testemunha é apenas uma delas, é justamente convencer o Juízo que ocorreu determinado fato, controvertido, capaz de ensejar a condenação ou absolvição de determinado pedido. Qualquer outra fora dessa premissa não jus...

Escreva bem, fale melhor! 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho

ESCREVA BEM, FALE MELHOR! 60 ERROS DE PORTUGUÊS MUITO COMUNS NO MUNDO DO TRABALHO Falar e escrever corretamente é obrigatório para se dar bem em qualquer profissão. Além de ter uma redação bem estruturada, é preciso dominar a norma culta do português para ser admitido em qualquer processo seletivo, manter-se empregado e alçar novas posições hierárquicas. Apesar disso, os tropeços na língua são incrivelmente frequentes no mundo corporativo. E-mails, relatórios, artigos e apresentações estão infestados de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal Para Rosângela Cremaschi, consultora empresarial na RC7 e professora de comunicação na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), a insuficiência da educação de base do brasileiro faz com que muita gente ingresse no mercado de trabalho com fortes dúvidas sobre o próprio idioma. Quanto mais alto o cargo, piores são os efeitos dos “tropeços” para a imagem do profissional, diz Reinaldo Passadori, presid...