Pular para o conteúdo principal

Como um feedback negativo pode ajudar a melhorar sua carreira

COMO UM FEEDBACK NEGATIVO PODE AJUDAR A MELHORAR SUA CARREIRA



Receber um feedback negativo costuma ser uma coisa horrível. Afinal, quem gosta de saber que seu trabalho precisa ser melhorado? Que o que foi feito não está de acordo com o que foi pedido?
Pesquisas publicadas pela Harvard Business Review mostram uma visão interessante sobre como funcionários recebem um feedback. Muitos chefes evitam dar um retorno sobre se o trabalho foi realizado de forma satisfatório - porém, muitos esperam por isso. E eles não querem ouvir apenas comentários banais. Normamente, procuram algo a mais.
Enquanto, 43% das pessoas entrevistadas disseram esperar apenas elogios como retorno, 57% afirmaram esperar um feedback mais rígido de seu chefes. E por que a maioria prefere isso? Pelo o que 72% dos entrevistados explicaram que uma crítica pode ajudar a melhorar o desempenho no trabalho.
Porém, não são todas as pessoas que lidam bem com as críticas e esperam com ansiedade por um retorno de seus chefes. Afinal, receber um feedback negativo, na prática, é bem diferente do que na teoria. E se você se encaixa no grupo que precisa aprender a lidar melhor com situações desse tipo e transformar as críticas em motivação para a sua carreira confira as dicas da Fast Company:
Controle seus sentimentos
Segundo Rebecca Zucker, sócia da consultoria de liderança Next Step Partners, quando um feedback não é dos melhores, você deve ficar atento às suas emoções. “Isso dói, mas tente entender por que você se sente assim. ‘É por que eu me senti envergonhado pela situação?’ ‘É por que eu dei duro para fazer este trabalho e acredito que não estou conseguindo um reconhecimento merecido?’”, diz Zucker.
Reações negativas são normais, mas não são as melhores para momentos de feedbacks – especialmente porque muitas vezes quem está lhe dando um retorno pode não ter uma boa habilidade para saber comunicar aquilo de melhor forma possível. Então, tente não colocar seus sentimentos como barreira à uma conversa que pode sim ser construtiva. Se você sentir que está ficando irritado e que expor isso pode piorar a situação, ouça a crítica, tire um tempo para processar a informação e deixe para pensar em uma resposta depois.
Escreva o que foi dito durante a conversa
Anotar o que seu chefe está te falando pode ajudar a captar melhor a mensagem que está sendo passada, diz Tawanda Johnson, presidente e CEO da consultoria de recursos humanos RKL Resources. As anotações podem dar a chance de você repensar aquilo que foi dito quando tiver mais tempo - e estiver mais calmo. Além disso, é sempre bom anotar para ver posteriormente se alguma dúvida ficou pendente e se você quer discutir depois um ponto específico.
Esclareça o que for necessário
Em algumas situações, o feedback é justo e importante para melhorar o seu trabalho. Em outras, porém, não servirá para nada e o resultado pode até ser mal interpretado. Conforme você ouve o que está sendo dito, tente permanecer focado em um objetivo, aconselha o especialista em ambiente corporativo, Andrew Faas, autor de From Bully to Bullseye: Move Your Organization Out of the Line of Fire. Pense na dinâmica do seu ambiente de trabalho. Seu supervisor realmente tenta te ajudar a crescer? Ou você está em um ambiente onde é frequentemente criticado por coisas que estão fora de seu alcance? Se você se encaixa na primeira pergunta, é hora de trabalhar para descobrir como melhorar. Mas, se você se encaixa na segunda situação, você precisa se proteger contra as críticas injustas e não deixar que elas te desmotivem enquanto decide se este é o local de trabalho certo para você.
Não economize nas perguntas
Receber um feedback negativo não significa que está tudo acabado, principalmente quando você é surpreendido e não tem nenhuma chance de fazer uma pergunta ou responder a um o comentário. Tente se apegar aos fatos e não leve para o lado emocional. Se seu chefe disse que você precisa melhorar suas habilidades de se organizar no dia a dia e você não tem certeza o que isso significa na prática, peça para ele dar um exemplo, defende Johnson.
Você poderia perguntar algo como: “O que eu posso fazer de maneira diferente para melhorar?”, ela disse. Dessa forma, você tem certeza de que seu foco e seus esforços estão concentrados no caminho correto. Se seu chefe está falando sobre uma melhor organização no gerenciamento de projetos e você achar que o problema pode ser a bagunça da sua mesa, você com certeza está se concentrando em melhorar a coisa errada.
Peça ajuda
Se alguns obstáculos estão impedindo que você melhore, compartilhe-os, diz Faas. Você pode estar precisando de um treinamento extra, ou podem existir fatores que seu chefe desconhece. Se você está com problemas pessoais, que estão afetando seu trabalho, ou se você tem um projeto que está ocupando a maior parte do seu tempo e atrapalhando sua performance, seu chefe pode não perceber isso. Conte estes problemas para alguém e discuta com essa pessoa o que você precisa fazer para superá-los e, assim, conseguir melhorar o trabalho que realiza e entrega.
Monte um plano
Como você pode garantir que um erro não aconteça novamente ou que uma qualidade melhore? Estruturando um plano com metas para que você tenha um compromisso maior e garanta que exista progresso nas suas atividades. Uma vez que você saiba quais são seus compromissos, olhe para o que precisa fazer na prática para melhorar o que está errado, diz Johnson
Peça por mais reuniões e acompanhamento
Zucker diz que muitas vezes funcionários ficam assustados com o acompanhamento de seus chefes depois de receberem um feedback negativo. “Eu acho que é perfeitamente aceitável responsabilizar seus chefes.”, diz ela. "Mas você não deve ficar com medo de conversar com eles sobre as atividades que está desenvolvendo, você pode e deve querer solicitar uma reunião de acompanhamento ao menos a cada 60 dias para analisar o progresso e obter um feedback adicional. Um bom líder gostaria disso”, diz ela.
(Fonte: Época Negócios)
_________________________________________________________

Comentários

Mais visitadas

Profissão cobiçada: como está realmente o mercado de trabalho pra quem faz Direito?

PROFISSÃO COBIÇADA: COMO ESTÁ REALMENTE O MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM FAZ DIREITO? Descubra onde estão as melhores oportunidades de trabalho para quem quer seguir a carreira de advogado ou jurista! Como está o mercado de trabalho pra quem faz Direito? Direito tornou-se a profissão mais desejada dos brasileiros. As salas de aula deste curso comportam, atualmente, mais de 1000 mil estudantes espalhados por todo o território nacional, de acordo com o Censo do Ensino Superior. As oportunidades de trabalho para quem opta por esta graduação cresceram rapidamente nos últimos anos, o que fez subir ainda mais a procura pelo curso nos vestibulares e processos seletivos que usam a nota do Enem, como Sisu e ProUni. No mesmo passo, aumentou também o número de profissionais na ativa – tornando a concorrência por uma vaga de emprego ainda mais acirrada. Por sorte, o mercado é grande e continua se expandindo, tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. O Direito p...

O que perguntar para a testemunha na Audiência Trabalhista?

O QUE PERGUNTAR PARA A TESTEMUNHA NA AUDIÊNCIA TRABALHISTA? Uma dúvida muito recorrente, que os advogados alunos do meu curso apresentam logo de cara é: “O que perguntar para as testemunhas?” O curioso é que, para eu responder a essa pergunta, de modo a instruir o aluno a saber o que perguntar para a testemunha, eu não preciso nem saber qual é o pedido que está em litígio (horas extras, vínculo de emprego, justa causa, doença profissional etc…), qual parte ele representa na ação (reclamante ou reclamada) e, nem quem convidou a testemunha. Isso porque, para que o advogado saiba o que perguntar para a testemunha, antes, ele precisa saber “qual é o fato controvertido, que a parte que ele representa, detém o ônus probatório”. O objetivo das provas no processo e, testemunha é apenas uma delas, é justamente convencer o Juízo que ocorreu determinado fato, controvertido, capaz de ensejar a condenação ou absolvição de determinado pedido. Qualquer outra fora dessa premissa não jus...

Escreva bem, fale melhor! 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho

ESCREVA BEM, FALE MELHOR! 60 ERROS DE PORTUGUÊS MUITO COMUNS NO MUNDO DO TRABALHO Falar e escrever corretamente é obrigatório para se dar bem em qualquer profissão. Além de ter uma redação bem estruturada, é preciso dominar a norma culta do português para ser admitido em qualquer processo seletivo, manter-se empregado e alçar novas posições hierárquicas. Apesar disso, os tropeços na língua são incrivelmente frequentes no mundo corporativo. E-mails, relatórios, artigos e apresentações estão infestados de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal Para Rosângela Cremaschi, consultora empresarial na RC7 e professora de comunicação na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), a insuficiência da educação de base do brasileiro faz com que muita gente ingresse no mercado de trabalho com fortes dúvidas sobre o próprio idioma. Quanto mais alto o cargo, piores são os efeitos dos “tropeços” para a imagem do profissional, diz Reinaldo Passadori, presid...