Pular para o conteúdo principal

Aprenda como melhorar o controle de prazos processuais no escritório


APRENDA COMO MELHORAR O CONTROLE DE PRAZOS PROCESSUAIS NO ESCRITÓRIO 
Uma das atividades mais importantes da rotina do advogado é fazer o controle de prazos processuais. Não é uma tarefa tão simples o quanto parece, principalmente quando o volume de processos do escritório é grande.
São diversos compromissos e esquecer de algum prazo pode trazer muitos transtornos. Por isso, é muito importante que você adote métodos eficazes que te permitam organizar de forma prática e simples o controle de todos os seus prazos e facilite o seu cumprimento.
Pensando nisso, elaboramos este texto com algumas dicas para que você consiga melhorar o controle de prazos do seu escritório. Boa leitura!

Anote todas as informações do cliente

No atendimento inicial com o cliente, anote todos os dados que você considere importante, como: nome completo, endereço, meios de contato, RG, CPF e demais informações sobre o caso que ele passará para você.
Alguns processos judiciais costumam ser demorados e nesse lapso de tempo diversas alterações podem acontecer e, uma delas, pode ser a mudança de endereço ou contato do seu cliente. Não o encontrar em casos oportunos pode gerar a perda de um prazo.
Por isso, faça os registros e tenha a segurança de ter todos os dados relevantes do cliente, garantindo que você poderá acessá-los quando quiser.

Conte com a ajuda da tecnologia

Com o avanço tecnológico, diversas ferramentas que facilitam o controle de prazos judiciais no escritório podem ser encontradas no mercado.
Os softwares jurídicos simplificam a rotina de trabalho, oferecem otimização do tempo e aumento da produtividade, isso ocorre devido as suas funções de armazenamento de dados dos clientes e processos, organização da agenda de compromissos, acompanhamento de prazos judiciais, além do alertar sobre os prazos que estão próximos de expirar para que você não deixe de cumpri-los.

Tenha controle sobre tudo que acontece no escritório

O gerenciamento das tarefas é um procedimento muito importante para manter o cumprimento dos prazos judiciais. Acompanhe o status das atividades que deverão ser realizadas, quem as realiza e se está tudo fluindo bem.
Além disso, delegue as tarefas do dia priorizando as emergenciais e as que possuem os prazos mais próximos. É interessante também, fazer um checklist para conferência do que foi feito até o fim do dia e, quando possível, adiantar o que der.

Foque nas tarefas mais complexas

Foque nas tarefas que exijam maiores conhecimentos jurídicos para a sua execução e dos clientes mais exigentes. As tarefas consideradas mais simples, por exemplo, você pode delegá-las a outro profissional menos requisitado. É interessante e proveitoso que você consiga organizar a sua rotina de uma maneira que tudo seja resolvido o mais rapidamente possível.

Não perca a concentração

Evite se desconcentrar no decorrer da execução do seu trabalho. Acesso às redes sociais e conversas paralelas são umas das principais causas de queda de produtividade. Uma dica é deixar para fazer isso nos momentos de descanso e só utilizar a internet no horário de serviço para fins de trabalho. Qualquer distração pode ocasionar atrasos, e consequentemente, perdas de prazos.
Agora que você conheceu nossas dicas de como fazer o controle de prazos processuais de forma eficaz, está esperando o quê para colocá-las em prática? Dessa forma, você conseguirá cumprir todas as suas tarefas de forma hábil e tranquila.
(Fonte: Processo Ágil)

⏬⏬LEIA TAMBÉM⏬⏬

Comentários

Mais visitadas

O que perguntar para a testemunha na Audiência Trabalhista?

O QUE PERGUNTAR PARA A TESTEMUNHA NA AUDIÊNCIA TRABALHISTA? Uma dúvida muito recorrente, que os advogados alunos do meu curso apresentam logo de cara é: “O que perguntar para as testemunhas?” O curioso é que, para eu responder a essa pergunta, de modo a instruir o aluno a saber o que perguntar para a testemunha, eu não preciso nem saber qual é o pedido que está em litígio (horas extras, vínculo de emprego, justa causa, doença profissional etc…), qual parte ele representa na ação (reclamante ou reclamada) e, nem quem convidou a testemunha. Isso porque, para que o advogado saiba o que perguntar para a testemunha, antes, ele precisa saber “qual é o fato controvertido, que a parte que ele representa, detém o ônus probatório”. O objetivo das provas no processo e, testemunha é apenas uma delas, é justamente convencer o Juízo que ocorreu determinado fato, controvertido, capaz de ensejar a condenação ou absolvição de determinado pedido. Qualquer outra fora dessa premissa não jus...

Profissão cobiçada: como está realmente o mercado de trabalho pra quem faz Direito?

PROFISSÃO COBIÇADA: COMO ESTÁ REALMENTE O MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM FAZ DIREITO? Descubra onde estão as melhores oportunidades de trabalho para quem quer seguir a carreira de advogado ou jurista! Como está o mercado de trabalho pra quem faz Direito? Direito tornou-se a profissão mais desejada dos brasileiros. As salas de aula deste curso comportam, atualmente, mais de 1000 mil estudantes espalhados por todo o território nacional, de acordo com o Censo do Ensino Superior. As oportunidades de trabalho para quem opta por esta graduação cresceram rapidamente nos últimos anos, o que fez subir ainda mais a procura pelo curso nos vestibulares e processos seletivos que usam a nota do Enem, como Sisu e ProUni. No mesmo passo, aumentou também o número de profissionais na ativa – tornando a concorrência por uma vaga de emprego ainda mais acirrada. Por sorte, o mercado é grande e continua se expandindo, tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. O Direito p...

Escreva bem, fale melhor! 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho

ESCREVA BEM, FALE MELHOR! 60 ERROS DE PORTUGUÊS MUITO COMUNS NO MUNDO DO TRABALHO Falar e escrever corretamente é obrigatório para se dar bem em qualquer profissão. Além de ter uma redação bem estruturada, é preciso dominar a norma culta do português para ser admitido em qualquer processo seletivo, manter-se empregado e alçar novas posições hierárquicas. Apesar disso, os tropeços na língua são incrivelmente frequentes no mundo corporativo. E-mails, relatórios, artigos e apresentações estão infestados de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal Para Rosângela Cremaschi, consultora empresarial na RC7 e professora de comunicação na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), a insuficiência da educação de base do brasileiro faz com que muita gente ingresse no mercado de trabalho com fortes dúvidas sobre o próprio idioma. Quanto mais alto o cargo, piores são os efeitos dos “tropeços” para a imagem do profissional, diz Reinaldo Passadori, presid...