Pular para o conteúdo principal

Jovens advogados terão cursos gratuitos promovidos pela Escola Superior de Advocacia


JOVENS ADVOGADOS TERÃO CURSOS GRATUITOS PROMOVIDOS PELA ESCOLA SUPERIOR DE ADVOCACIA
Tendo como meta de gestão deixar para as futuras gerações o aprimoramento do conhecimento, o Conselho Secional da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou, por unanimidade (27/05), novos direcionamentos para a Escola Superior de Advocacia - ESA. Um dos que merece destaque estabelece a gratuidade dos cursos à distância para advogadas e advogados que tenham até três anos de inscrição nos quadros da entidade.
“Pela primeira vez se introduz este benefício para a jovem advocacia, divisando a capacitação dos que ingressam no nosso mercado de trabalho”, ressaltou Ricardo Toledo, vice-presidente da OAB São Paulo, durante apresentação das Resoluções 01/2019 e 02/2019. O dirigente destacou ainda que os cursos organizados pela ESA, dirigida pelo professor Jorge Boucinhas Filho, buscam primar pela qualidade do ensino e da expansão do conhecimento jurídico.

Autonomia financeira

As novas resoluções da diretoria dão outras providências. Entre elas, determinam reversão do capital remanescente, obtido por meio dos cursos telepresenciais e de ensino a distância (EaD), em favor das 239 OABs regionais nas quais os estudantes fizerem inscrição. O objetivo dessa nova prática é dar autonomia de investimento às Subseções, ampliando o processo de descentralização. Conforme descrito no artigo  da Resolução 01, os recursos transferidos poderão ser utilizados para a manutenção das suas atividades, bem como para investimentos definidos por suas diretorias locais.
O presidente da OAB SP, Caio Augusto da Silva Santos, fez menção a política meritória das Subseções. De acordo com sua visão, esse novo procedimento ajudará a elevar a receita, não estabelecendo diferenças entre quem tem mais ou menos capital. Ou seja, mesmo aquelas que não possuem núcleo da ESA terão oportunidade de gerar receita por meio dos advogados que participarem dos cursos a distância. “Não podemos tratar de maneira diferenciada nenhuma das 239 Subseções, notadamente na busca de conhecimento. Caminharemos para que as Subseções possam ter núcleos da ESA. As que ainda não têm, passam a contar com as ferramentas do EaD e telepresencial”, pontuou.
Por seu lado, a diretora-tesoureira da OAB São Paulo, Raquel Elita Preto, adicionou que as resoluções aprovadas ajudam, principalmente, as Subseções com menos número de inscritos: “Estamos democratizando essas receitas derivadas do ensino”. De acordo com ela, há, do ponto de vista financeiro, melhora com relação à sistemática anterior, cuja distribuição do saldo desses eventos era feita, eventualmente, uma vez ao ano. “Isso não acontecerá mais”, acentuou, chamando atenção para o tempo médio no processamento de despesas e gastos, que passa a ser de 60 dias. “São vários os ganhos. Essa democratização permite auferir as receitas mais rapidamente, permitindo melhora financeira de fluxo de caixa para todas as Subseções”, avaliou.
(Fonte: www.oabsp.org.br)


⏬⏬LEIA TAMBÉM⏬⏬

Comentários

Mais visitadas

O seu Contrato de Honorários é completo? Veja requisitos e cuidados

O SEU CONTRATO DE HONORÁRIOS É COMPLETO? VEJA REQUISITOS E CUIDADOS Usualmente chamado de contrato de honorários, o contrato de prestação de serviços de um Advogado envolve cuidados importantes para garantir a transparência entre as partes e, principalmente evitar surpresas. A percepção dos honorários é o direito de todo advogado como contraprestação econômica pelo serviço técnico prestado. A importância dos honorários se evidencia pela sua caracterização como verba de natureza alimentar, fundamental para o profissional liberal manter o funcionamento da sua atividade, bem como prover o seu sustento e o de sua família, assemelhando-se assim ao direito constitucional ao salário digno, previsto pela  Carta Magna  no seu artigo  7º , inciso  IV . E para assegurar esse direito do Advogado, bem como ao contratante a previsibilidade de direitos e obrigações, o contrato de honorários é um dos instrumentos mais importantes na relação processual. Por isso, é de suma importância não só

Zona de conforto mental: o que é e como se arriscar para além de suas fronteiras

ZONA DE CONFORTO MENTAL: O QUE É E COMO SE ARRISCAR PARA ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS Oriundo dos estudos do campo da psicologia, o termo “zona de conforto” se refere à uma série de comportamentos, ações e escolhas que têm como objetivo manter o indivíduo em questão envolto em uma sensação de segurança e de proteção dos possíveis males que o aguardam para além das barreiras pré-estabelecidas entre o que lhe é ou não familiar. Mas, vale lembrar que conforto e comodidade nem sempre são sinônimos de bem-estar: muitas vezes, estas condições, justamente por não trazerem um desafio para a pessoa, seja na esfera profissional ou pessoal, acabam por propiciar um ambiente letárgico e dormente, o qual limita o descobrimento de novas capacidades que poderiam ser até então inéditas ao indivíduo. Em seu artigo nomeado como “Trabalho duro supera o talento”, o escritor americano Ed Latimore ressalta que de todas as suas conquistas, 99% do teor delas advém do esforço genuíno, enquanto somente 1% re

Por que estes serão os advogados mais disputados pelo mercado de trabalho

POR QUE ESTES SERÃO OS ADVOGADOS MAIS DISPUTADOS PELO MERCADO DE TRABALHO O mercado de trabalho jurídico presencia uma reviravolta em 2019 e áreas pouco demandadas no ano passado surgem no horizonte de carreiras mais promissoras do ano. Desde a confirmação do cenário político, uma onda de otimismo estimula a volta de investimentos e o recrutamento jurídico é um dos primeiros a se agitar. “Isso acontece porque o mercado jurídico é peça chave dessa mudança”, diz Camila Dable, sócia da Salomon Azzi, consultoria de recrutamento e seleção na área jurídica. Expoentes dessa mudança de perfil jurídico mais buscado em escritórios e empresas são os advogados que atuam na área imobiliária e de mercado de capitais. Segundo os profissionais consultados por  EXAME , esses mercados mais afetados pela recessão deverão ter um ano melhor. “A definição e melhora de diversos cenários da política e economia cria condições para a retomada da atividade. A conjunção de interesses entre quem d