Pular para o conteúdo principal

6 dicas de produtividade para melhorar os estudos


6 DICAS DE PRODUTIVIDADE PARA MELHORAR OS ESTUDOS
Algumas pessoas argumentam que, a única forma de conseguirem realizar suas atividades diárias seria se o dia tivesse mais horas disponíveis. Ser produtivo está diretamente ligado com a otimização do tempo, ou seja, encontrar maneiras de realizar atividades utilizando o seu tempo de forma mais inteligente.
A grande dificuldade, com certeza, é ser capaz de mudar seus hábitos e se adequar a uma realidade completamente diferente, que pode não ser tão confortável quanto a sua rotina anterior. O primeiro passo para esta mudança precisa vir de você, pois, seus resultados serão bem mais satisfatórios, se a motivação da mudança vier de você.
Melhor do que estudar muito é estudar com qualidade. Mas o que isso significa? Confira agora algumas dicas que vão te ajudar a ter uma rotina mais produtiva e estudar aquilo que realmente importa para atingir seus objetivos de vida.
Organize sua rotina
Essa é uma ótima notícia para quem tá acostumado com a rotina. Dedicar uma hora certa para estudar é uma boa forma de começar. Por isso, organize os afazeres no dia em uma lista ou uma planilha e separe a melhor hora do seu dia para estudar.
Estude em um ambiente adequado
Não estude deitado na cama ou na frente da televisão. O ambiente de estudo precisa ser bem iluminado e não ter interferências que tirem sua atenção. Além disso, na cama, seu organismo vai compreender que é uma hora de descanso e vai te deixar com sono. Em um ambiente silencioso, você poderá ler em voz alta e até mesmo gravar suas leituras. Estudar com conteúdo multimídia é uma boa forma de fixar o conteúdo.
Selecione o conteúdo dos estudos
Para montar o plano, separe os itens que você precisa estudar. Separe o conteúdo por dia da semana, de acordo com a quantidade de horas disponíveis. Por exemplo, se você pode dedicar três horas por dia, estude dois assuntos em cada “aula”, dedicando uma hora e meia para cada assunto. Pegue leve nos fins de semana (mas não deixe de estudar). A dica é diminuir o tempo de estudo e fazer uma revisão do conteúdo estudado na semana.
Esteja bem e confortável
Não deixe de dormir para passar a noite estudando. Alimente-se a cada três horas e realize alguma atividade que te faça bem durante a semana. Se você faz academia, não precisa parar de fazer para começar a estudar. Em vez disso, apenas passe menos tempo malhando. Exercício é fundamental para a cabeça ficar boa. Outra boa dica é alongar-se de tempos em tempos.
Monte um cronograma de estudos
Uma lista faz com que você se organize melhor e não se esqueça de nada que deve ser estudado. Porém, para que esta lista surta efeito é necessário que você identifique quais são as prioridades e mensure a média de tempo que você gastará para cada uma das matérias pautadas. Comece pelos temas que você possui maior facilidade de absorção. Assim você elimina o que pode ser concluído rapidamente e redireciona o tempo que sobrou às matérias que possui maior dificuldade.
Por isso, pare e analise tudo aquilo que você tem hábito. Os bons e os ruins. Tente encaixar na sua rotina os hábitos que vão fazer você ser mais saudável e produtivo. E a dica mais preciosa de todas: continue com esses hábitos, mesmo depois de atingir seu objetivo. Assim, ficará muito mais fácil alcançar os próximos planos.
(Fonte: Cadernodoenem)

⏬⏬LEIA TAMBÉM⏬⏬


Comentários

Mais visitadas

O que perguntar para a testemunha na Audiência Trabalhista?

O QUE PERGUNTAR PARA A TESTEMUNHA NA AUDIÊNCIA TRABALHISTA? Uma dúvida muito recorrente, que os advogados alunos do meu curso apresentam logo de cara é: “O que perguntar para as testemunhas?” O curioso é que, para eu responder a essa pergunta, de modo a instruir o aluno a saber o que perguntar para a testemunha, eu não preciso nem saber qual é o pedido que está em litígio (horas extras, vínculo de emprego, justa causa, doença profissional etc…), qual parte ele representa na ação (reclamante ou reclamada) e, nem quem convidou a testemunha. Isso porque, para que o advogado saiba o que perguntar para a testemunha, antes, ele precisa saber “qual é o fato controvertido, que a parte que ele representa, detém o ônus probatório”. O objetivo das provas no processo e, testemunha é apenas uma delas, é justamente convencer o Juízo que ocorreu determinado fato, controvertido, capaz de ensejar a condenação ou absolvição de determinado pedido. Qualquer outra fora dessa premissa não jus...

Profissão cobiçada: como está realmente o mercado de trabalho pra quem faz Direito?

PROFISSÃO COBIÇADA: COMO ESTÁ REALMENTE O MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM FAZ DIREITO? Descubra onde estão as melhores oportunidades de trabalho para quem quer seguir a carreira de advogado ou jurista! Como está o mercado de trabalho pra quem faz Direito? Direito tornou-se a profissão mais desejada dos brasileiros. As salas de aula deste curso comportam, atualmente, mais de 1000 mil estudantes espalhados por todo o território nacional, de acordo com o Censo do Ensino Superior. As oportunidades de trabalho para quem opta por esta graduação cresceram rapidamente nos últimos anos, o que fez subir ainda mais a procura pelo curso nos vestibulares e processos seletivos que usam a nota do Enem, como Sisu e ProUni. No mesmo passo, aumentou também o número de profissionais na ativa – tornando a concorrência por uma vaga de emprego ainda mais acirrada. Por sorte, o mercado é grande e continua se expandindo, tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. O Direito p...

Escreva bem, fale melhor! 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho

ESCREVA BEM, FALE MELHOR! 60 ERROS DE PORTUGUÊS MUITO COMUNS NO MUNDO DO TRABALHO Falar e escrever corretamente é obrigatório para se dar bem em qualquer profissão. Além de ter uma redação bem estruturada, é preciso dominar a norma culta do português para ser admitido em qualquer processo seletivo, manter-se empregado e alçar novas posições hierárquicas. Apesar disso, os tropeços na língua são incrivelmente frequentes no mundo corporativo. E-mails, relatórios, artigos e apresentações estão infestados de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal Para Rosângela Cremaschi, consultora empresarial na RC7 e professora de comunicação na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), a insuficiência da educação de base do brasileiro faz com que muita gente ingresse no mercado de trabalho com fortes dúvidas sobre o próprio idioma. Quanto mais alto o cargo, piores são os efeitos dos “tropeços” para a imagem do profissional, diz Reinaldo Passadori, presid...