Pular para o conteúdo principal

Especialista dá dicas a advogados que aspiram cargos de liderança

ESPECIALISTA DÁ DICAS A ADVOGADOS QUE ASPIRAM CARGOS DE LIDERANÇA

Liderança é uma arte e um estilo de influenciar pessoas para obter resultados. Algumas pessoas têm um talento inato para liderar. Outras aprendem, quando querem, diz o advogado, escritor e consultor de escritórios de advocacia Mike Quartararo.
Ele diz que sua carreira profissional foi semelhante à de muitos advogados. De uma maneira geral, eles passam um terço da carreira trabalhando duro e seguindo líderes; outro terço, aspirando ser líder um dia; e o terço final em um cargo de liderança.
Uma coisa comum, entre esses advogados, é querer saber o que é preciso para se tornar um líder. Em um artigo para o site Above the Law, ele não dá um curso de formação de líderes, mas dá algumas dicas, que podem ajudar, sobre o que faz um líder:
Identifica e comunica visão — O líder mostra as direções a serem seguidas, estabelece processos essenciais e expectativas. Então deixa que seus liderados descubram como chegar lá. Qualquer um pode aprender como realizar tarefas administrativas ou de rotina. O líder antecipa o futuro e vê iniciativas ou projetos já concluídos. Seu objetivo é ajudar os liderados a ver as mesmas coisas.
Descobre e vê oportunidades — Uma tarefa do líder é buscar por oportunidades. Onde outros veem obstáculos, o líder vê oportunidades. E sabe como aproveitar recursos disponíveis e fazer a equipe se focar no enfrentamento dos desafios a sua frente. Ser um solucionador de problemas é uma boa coisa. Mas é muito melhor saber que, com orientações e recursos adequados, a equipe pode, ela mesma, resolver os problemas.
Lidera por exemplo — Líder é alguém que é seguido por outros – desde cedo se aprende a seguir o líder. Assim, ele deve inspirar e motivar os membros da equipe. Nem sempre é fácil imprimir entusiasmo nos outros e obter cumplicidade. Mas, apenas por mostrar entusiasmo sobre uma visão, missão ou propósito, o líder pode se surpreender com a repercussão que alcança entre os membros da equipe. Entusiasmo é contagioso.
Treina, comunica e ouve — Grandes líderes não apenas conhecem bem o trabalho e sabem transmitir seus conhecimentos e habilidades, mas também sabem se comunicar muito bem com seus liderados. Interessantemente, muitas vezes saber se comunicar é, antes de tudo, saber ouvir. Prestar atenção no que os liderados têm a dizer é uma maneira de remover dispersões e colocar as coisas no trilho. E, com isso, ele descobre o que a equipe precisa para fazer seu trabalho e atingir os objetivos. Por saber ouvir, o líder descobre que alguma coisa, que ele não estava considerando, é necessária para cumprir a missão estabelecida.
Atribui créditos e aceita responsabilidade — As duas coisas devem caminhar juntas. Mas isso nem sempre acontece. É muito simples reconhecer o trabalho dos outros e dizer coisas tão simples como “muito obrigado”. Mas pessoas em posição de liderança se esquecem disso, frequentemente. Líderes podem desenvolver credibilidade com outros líderes e, mais importante, com os membros de sua equipe, se dar a eles o crédito que lhes é devido. Líderes bem-sucedidos também não se apressam em culpar outros por falhas. Em vez disso, fazem uma introspecção e avaliam o que poderiam ter feito – e o que poderão fazer no futuro – para evitar tais falhas.
É diplomático e persuasivo — O líder sabe como lidar com falhas de maneira produtiva. Isso inclui capacidade de tratar os liderados com diplomacia e de persuadi-los. Usam tato e bom senso. E, se tiver que “chamar a atenção” de alguém, ele sabe a diferença entre um martelinho e uma marreta. Líderes têm de ter a confiança dos liderados – e os liderados têm de ter a confiança de seus superiores. Os liderados vão olhar para seus superiores, se acreditam que podem contar com a ajuda deles para realizar alguma tarefa. Eles precisam aceitar a ideia de que podem confiar em seu líder.
Cultiva empatia e gentilezas — É um erro pensar que a função o líder é apenas o de estabelecer metas e conseguir resultados. Um bom líder também aceita, com boa vontade, a responsabilidade de cuidar do bem-estar dos membros de sua equipe – afinal, é seu capital humano. Da mesma maneira que é preciso desenvolver bom relacionamento com clientes, para alcançar sucesso, é preciso cultivá-lo com seus liderados. Empatia, compreensão e gentilezas só ajudam.
(Fonte: Conjur)

⏬⏬LEIA TAMBÉM⏬⏬

Comentários

Mais visitadas

O que perguntar para a testemunha na Audiência Trabalhista?

O QUE PERGUNTAR PARA A TESTEMUNHA NA AUDIÊNCIA TRABALHISTA? Uma dúvida muito recorrente, que os advogados alunos do meu curso apresentam logo de cara é: “O que perguntar para as testemunhas?” O curioso é que, para eu responder a essa pergunta, de modo a instruir o aluno a saber o que perguntar para a testemunha, eu não preciso nem saber qual é o pedido que está em litígio (horas extras, vínculo de emprego, justa causa, doença profissional etc…), qual parte ele representa na ação (reclamante ou reclamada) e, nem quem convidou a testemunha. Isso porque, para que o advogado saiba o que perguntar para a testemunha, antes, ele precisa saber “qual é o fato controvertido, que a parte que ele representa, detém o ônus probatório”. O objetivo das provas no processo e, testemunha é apenas uma delas, é justamente convencer o Juízo que ocorreu determinado fato, controvertido, capaz de ensejar a condenação ou absolvição de determinado pedido. Qualquer outra fora dessa premissa não jus...

Profissão cobiçada: como está realmente o mercado de trabalho pra quem faz Direito?

PROFISSÃO COBIÇADA: COMO ESTÁ REALMENTE O MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM FAZ DIREITO? Descubra onde estão as melhores oportunidades de trabalho para quem quer seguir a carreira de advogado ou jurista! Como está o mercado de trabalho pra quem faz Direito? Direito tornou-se a profissão mais desejada dos brasileiros. As salas de aula deste curso comportam, atualmente, mais de 1000 mil estudantes espalhados por todo o território nacional, de acordo com o Censo do Ensino Superior. As oportunidades de trabalho para quem opta por esta graduação cresceram rapidamente nos últimos anos, o que fez subir ainda mais a procura pelo curso nos vestibulares e processos seletivos que usam a nota do Enem, como Sisu e ProUni. No mesmo passo, aumentou também o número de profissionais na ativa – tornando a concorrência por uma vaga de emprego ainda mais acirrada. Por sorte, o mercado é grande e continua se expandindo, tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. O Direito p...

Escreva bem, fale melhor! 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho

ESCREVA BEM, FALE MELHOR! 60 ERROS DE PORTUGUÊS MUITO COMUNS NO MUNDO DO TRABALHO Falar e escrever corretamente é obrigatório para se dar bem em qualquer profissão. Além de ter uma redação bem estruturada, é preciso dominar a norma culta do português para ser admitido em qualquer processo seletivo, manter-se empregado e alçar novas posições hierárquicas. Apesar disso, os tropeços na língua são incrivelmente frequentes no mundo corporativo. E-mails, relatórios, artigos e apresentações estão infestados de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal Para Rosângela Cremaschi, consultora empresarial na RC7 e professora de comunicação na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), a insuficiência da educação de base do brasileiro faz com que muita gente ingresse no mercado de trabalho com fortes dúvidas sobre o próprio idioma. Quanto mais alto o cargo, piores são os efeitos dos “tropeços” para a imagem do profissional, diz Reinaldo Passadori, presid...