Pular para o conteúdo principal

Sucesso profissional não ocorre por acaso

SUCESSO PROFISSIONAL NÃO CORRE POR ACASO



SUCESSO PROFISSIONAL NÃO OCORRE POR ACASO...Para quem não sabe aonde quer chegar, não existe vento favorável, já diz um velho ditado.
Um dos segredos para o sucesso recomenda que tudo que você quer ser, ter, fazer ou realizar em sua vida só será possível se você tiver uma boa formulação de suas metas e objetivos.
Pesquisas indicam que somente 3% dos adultos têm objetivos claros, escritos, específicos, mensuráveis, tempo-limitado, e por cada estatística, eles realizam dez vezes mais do que as pessoas sem objetivos em tudo. Por que é então que a maioria das pessoas não tem objetivos?
As nossas conquistas estão intimamente ligadas ao planejamento que fazemos de nossas vidas. Se quisermos algo, precisamos planejar e calcular cada um de nossos passos. A melhor forma de realizar todos os nossos sonhos é planejar. Pare uns minutos de ler este artigo e reflita sobre o que esta faltando em sua vida, hoje, para que você possa se sentir realizado e pleno.
Você deve ter pensado em muitas coisas, seja em sua vida pessoal, como em sua vida profissional. Um emprego novo, um relacionamento perfeito, um carro, viagens de férias. Como você se sente ao pensar nisso tudo? Você se sente bem e feliz, consigo mesmo? Ou sente que esta fazendo muito pouco para conquistar seus objetivos?
Você pode ter tudo o que deseja em sua vida, e para que isto se torne realidade, não basta você apenas acreditar, e muito menos desejar. Você precisa estabelecer seus objetivos, definir suas metas e planejar como pretende chegar lá.
Podemos utilizar como metáfora uma viagem. Quando você precisa realizar uma viagem, você a planeja com antecedência, verifica a distancia que irá percorrer o caminho que irá tomar, se irá de ônibus ou de carro, o quanto vai gastar durante o trajeto, se vai parar para comer algo, aonde vai se hospedar. E quanto maior for o planejamento, maiores são as chances de sucesso em sua viagem.
Com seus objetivos e metas, você deve ter o mesmo cuidado, para não dizer que pode ter um cuidado ainda maior. O planejamento deve ser muito mais minucioso, com mais detalhes e com etapas bem definidas. Pessoas sem objetivos são como um navio a deriva, trabalham duro, mas parece não chegar a lugar nenhum. Ficam exaustas com a quantidade de atividades que exercem durante seu dia.
Uma das principais razões para que se sintam dessa forma é que eles não passaram tempo suficiente pensando o que querem da vida, e não fixaram metas, não definiram seus objetivos, não contextualizaram seus sonhos.
Somente, a correta formulação de objetivos poderá ajuda-lo a levar uma vida muito mais plena e satisfatória. Objetivos bem formulados são uma alavanca para que você tire o máximo proveito de suas habilidades, qualidades e seus talentos.
Se pararmos um pouco para pensar essa tarefa não é tão fácil, primeiro porque precisamos definir muito bem o que cada passo significa?
Mas afinal de contas o que são metas? Qual a diferença entre metas e objetivos? E sonhos eu tenho muitos sonhos, aonde eles entram?
O que são Sonhos?
Muitas pessoas são cheias de sonhos, mas os sonhos por si só, não são suficientes.
Sonhos podem ser considerados uma idealização, uma vontade, um impulso, um desejo.
Como diz Augusto Cury no livro: Nunca desista de seus sonhos: “Os sonhos são como vento, mas você não sabe de onde vieram e nem para onde vão. Eles inspiram o poeta, animam o escritor, arrebatam o estudante, abrem a inteligência do cientista, dão ousadia ao líder”.
Sonhar é muito importante porque sonhos são como combustíveis para nossa vida. Os sonhos nos dão um senso de identidade, de propósito e de significado. Eles refletem nossas mais profundas aspirações.
Porém para que eles se tornem realidades temos antes de tudo, que transformá-los em objetivos.
E o que são Objetivos?
Um objetivo é a descrição daquilo que pretendemos conquistar, ele diz respeito a um fim que se quer atingir, e nesse sentido. Objetivo é o que move o indivíduo para tomar alguma decisão ou correr atrás de suas aspirações. Objetivo é sinônimo de alvo, ou, o fim a atingir.
Objetivos de forma ampla são valores e finalidades expressados em expectativas futuras.
Ou seja, o objetivo dá vida e concretiza o sonho. No entanto, muitos possuem objetivos, mas não possuem metas. Os objetivos ficam então “soltos” e automaticamente, você passa a não conseguir atingi-los, pois não há uma clara definição de como irá fazer para atingi-los e em quanto tempo.
E o que são metas?
Uma meta é a segmentação do objetivo, ou seja, o marco que você precisa ultrapassar para chegar lá. Metas não são apenas atividades ou ações programadas. Elas são as escalas que temos de fazer para chegarmos a nosso destino. Muitas vezes os objetivos precisam ser segmentados em etapas para que possam ser alcançados. Essas etapas são demarcadas pelas metas. Cada meta bem definida que você atinge o coloca mais perto de seu objetivo.
Definir suas metas ajuda você a escolher aonde você quer chegar. Ao saber exatamente o que você quer conseguir, você sabe onde você tem que concentrar seus esforços. Você também vai detectar rapidamente as distrações que podem, facilmente, te enganar.
Metas dão uma clareza muito ampla de como construir o caminho, ou seja, é a distância entre onde você está e aonde se quer chegar?
Fixação de metas é um processo poderoso para pensar sobre seu futuro ideal, e para motivar-se para transformar a sua visão desse futuro em realidade.
Então resumindo.
• Sonho é o propósito maior;
• Objetivos é o Destino, ou seja, aonde quer chegar;
• Metas é o caminho a percorrer.
Entendido?
(Por: Claudia Dias)


⏬⏬LEIA TAMBÉM⏬⏬

Comentários

Mais visitadas

O que perguntar para a testemunha na Audiência Trabalhista?

O QUE PERGUNTAR PARA A TESTEMUNHA NA AUDIÊNCIA TRABALHISTA? Uma dúvida muito recorrente, que os advogados alunos do meu curso apresentam logo de cara é: “O que perguntar para as testemunhas?” O curioso é que, para eu responder a essa pergunta, de modo a instruir o aluno a saber o que perguntar para a testemunha, eu não preciso nem saber qual é o pedido que está em litígio (horas extras, vínculo de emprego, justa causa, doença profissional etc…), qual parte ele representa na ação (reclamante ou reclamada) e, nem quem convidou a testemunha. Isso porque, para que o advogado saiba o que perguntar para a testemunha, antes, ele precisa saber “qual é o fato controvertido, que a parte que ele representa, detém o ônus probatório”. O objetivo das provas no processo e, testemunha é apenas uma delas, é justamente convencer o Juízo que ocorreu determinado fato, controvertido, capaz de ensejar a condenação ou absolvição de determinado pedido. Qualquer outra fora dessa premissa não jus...

Profissão cobiçada: como está realmente o mercado de trabalho pra quem faz Direito?

PROFISSÃO COBIÇADA: COMO ESTÁ REALMENTE O MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM FAZ DIREITO? Descubra onde estão as melhores oportunidades de trabalho para quem quer seguir a carreira de advogado ou jurista! Como está o mercado de trabalho pra quem faz Direito? Direito tornou-se a profissão mais desejada dos brasileiros. As salas de aula deste curso comportam, atualmente, mais de 1000 mil estudantes espalhados por todo o território nacional, de acordo com o Censo do Ensino Superior. As oportunidades de trabalho para quem opta por esta graduação cresceram rapidamente nos últimos anos, o que fez subir ainda mais a procura pelo curso nos vestibulares e processos seletivos que usam a nota do Enem, como Sisu e ProUni. No mesmo passo, aumentou também o número de profissionais na ativa – tornando a concorrência por uma vaga de emprego ainda mais acirrada. Por sorte, o mercado é grande e continua se expandindo, tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. O Direito p...

Escreva bem, fale melhor! 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho

ESCREVA BEM, FALE MELHOR! 60 ERROS DE PORTUGUÊS MUITO COMUNS NO MUNDO DO TRABALHO Falar e escrever corretamente é obrigatório para se dar bem em qualquer profissão. Além de ter uma redação bem estruturada, é preciso dominar a norma culta do português para ser admitido em qualquer processo seletivo, manter-se empregado e alçar novas posições hierárquicas. Apesar disso, os tropeços na língua são incrivelmente frequentes no mundo corporativo. E-mails, relatórios, artigos e apresentações estão infestados de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal Para Rosângela Cremaschi, consultora empresarial na RC7 e professora de comunicação na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), a insuficiência da educação de base do brasileiro faz com que muita gente ingresse no mercado de trabalho com fortes dúvidas sobre o próprio idioma. Quanto mais alto o cargo, piores são os efeitos dos “tropeços” para a imagem do profissional, diz Reinaldo Passadori, presid...