Pular para o conteúdo principal

6 técnicas para driblar o nervosismo durante apresentações

6 TÉCNICAS PARA DRIBLAR O NERVOSISMO DURANTE APRESENTAÇÕES
Falar em público sem temor e com desenvoltura é uma habilidade rara. Na verdade, a aversão de expor ideias diante de um grupo de pessoas está entre os principais medos do ser humano.
Segundo estudo das pesquisadoras Karen Dwyer e Marlin M.Davidson, da Universidade de Nebraska-Omaha, publicado em 2012, o receio de falar em público é superado apenas pelo medo da morte e está à frente do temor de problemas financeiros, altura e solidão. Ou seja, se você tem pavor de exposição, saiba que não está sozinho.
Ter consciência disso, no entanto, não é suficiente na hora de encarar a audiência. É preciso também desenvolver algumas estratégias e técnicas para controlar a insegurança e o nervosismo e concentrar a atenção no conteúdo e na melhor maneira de atrair e engajar o público.
Confira os conselhos listados pela Kelli Stonework, coach de apresentações e CEO da Kys Solutions para a Entrepreneur.
1. Estude antes a audiência
Conhecer antecipadamente o grupo para quem você vai falar dá uma ideia sobre suas expectativas e reações. Um jeito de fazer isso é procurar pessoas representativas do seu público-alvo e questioná-las sobre o que esperam de apresentação como a que você vai conduzir.
Na hora do evento, antes de entrar na sala ou no auditório, faça também um breve levantamento. Procure saber por que as pessoas compareceram para ouvir o que você tem a dizer.
2. Estude o assunto
Conhecer a audiência ajuda a preparar a apresentação para que atenda suas expectativas. Estude bem o assunto que vai abordar. Falar sobre algo de que não está seguro vai aumentar seu nervosismo. Mas lembre-se de que, possivelmente, você não vai esgotar todo o assunto. Então, selecione os pontos mais pertinentes para abordar e separe outros para tratar se sobrar tempo.
3. Organize a apresentação
Estruture a apresentação de modo que tenha sempre indicação dos tópicos que vêm a seguir. Uma dica de Kelli Stonework é elaborar um conjunto de frases-chave e, se for uma apresentação de slides, usá-las durante as transições.
A ideia é planejar e desenvolver a apresentação de modo a prender a atenção do público, conduzi-lo pelo assunto e fazer com que entre em ação na hora certa.
4. Pratique algumas vezes
O exercício gera confiança e ajuda a tornar a apresentação mais natural, então ensaie a apresentação quantas vezes julgar necessário. Estude a organização, memorize a ordem em que os temas serão abordados e grave a apresentação para conferir pontos como a maneira como está falando, o tom de voz adotado e a velocidade do discurso. Depois, faça os ajustes necessários.
5. Prepare-se para os imprevistos
Se possível, faça um último treino no lugar da apresentação real para testar equipamentos e familiarizar-se com o espaço. Se não for possível, prepare-se para contornar eventuais falhas e, se possível, tenha um plano B. É importante também antecipar respostas a algumas perguntas que poderão vir da audiência.
6. Mantenha-se calmo
O nervosismo faz aumentar a adrenalina no organismo e essa mudança gera uma série de reações fisiológicas.
O conselho é tentar neutralizar esses efeitos com algumas técnicas: respire fundo e pausadamente; beba água, inclusive durante a apresentação; sorria; imagine que sua audiência é receptiva e está entusiasmada; fale mais lentamente do que faz durante conversas e faça pausas mais longas entre as frases; movimente-se durante a exposição para eliminar parte do nervosismo; e lembre-se de que as pessoas estão ali em busca de informações e que seu papel é fornecê-las.
(Fonte: ÉpocaNegócios)
_________________________________________________________

Comentários

Mais visitadas

O seu Contrato de Honorários é completo? Veja requisitos e cuidados

O SEU CONTRATO DE HONORÁRIOS É COMPLETO? VEJA REQUISITOS E CUIDADOS Usualmente chamado de contrato de honorários, o contrato de prestação de serviços de um Advogado envolve cuidados importantes para garantir a transparência entre as partes e, principalmente evitar surpresas. A percepção dos honorários é o direito de todo advogado como contraprestação econômica pelo serviço técnico prestado. A importância dos honorários se evidencia pela sua caracterização como verba de natureza alimentar, fundamental para o profissional liberal manter o funcionamento da sua atividade, bem como prover o seu sustento e o de sua família, assemelhando-se assim ao direito constitucional ao salário digno, previsto pela  Carta Magna  no seu artigo  7º , inciso  IV . E para assegurar esse direito do Advogado, bem como ao contratante a previsibilidade de direitos e obrigações, o contrato de honorários é um dos instrumentos mais importantes na relação processual. Por isso, é de suma importância não só

Zona de conforto mental: o que é e como se arriscar para além de suas fronteiras

ZONA DE CONFORTO MENTAL: O QUE É E COMO SE ARRISCAR PARA ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS Oriundo dos estudos do campo da psicologia, o termo “zona de conforto” se refere à uma série de comportamentos, ações e escolhas que têm como objetivo manter o indivíduo em questão envolto em uma sensação de segurança e de proteção dos possíveis males que o aguardam para além das barreiras pré-estabelecidas entre o que lhe é ou não familiar. Mas, vale lembrar que conforto e comodidade nem sempre são sinônimos de bem-estar: muitas vezes, estas condições, justamente por não trazerem um desafio para a pessoa, seja na esfera profissional ou pessoal, acabam por propiciar um ambiente letárgico e dormente, o qual limita o descobrimento de novas capacidades que poderiam ser até então inéditas ao indivíduo. Em seu artigo nomeado como “Trabalho duro supera o talento”, o escritor americano Ed Latimore ressalta que de todas as suas conquistas, 99% do teor delas advém do esforço genuíno, enquanto somente 1% re

Por que estes serão os advogados mais disputados pelo mercado de trabalho

POR QUE ESTES SERÃO OS ADVOGADOS MAIS DISPUTADOS PELO MERCADO DE TRABALHO O mercado de trabalho jurídico presencia uma reviravolta em 2019 e áreas pouco demandadas no ano passado surgem no horizonte de carreiras mais promissoras do ano. Desde a confirmação do cenário político, uma onda de otimismo estimula a volta de investimentos e o recrutamento jurídico é um dos primeiros a se agitar. “Isso acontece porque o mercado jurídico é peça chave dessa mudança”, diz Camila Dable, sócia da Salomon Azzi, consultoria de recrutamento e seleção na área jurídica. Expoentes dessa mudança de perfil jurídico mais buscado em escritórios e empresas são os advogados que atuam na área imobiliária e de mercado de capitais. Segundo os profissionais consultados por  EXAME , esses mercados mais afetados pela recessão deverão ter um ano melhor. “A definição e melhora de diversos cenários da política e economia cria condições para a retomada da atividade. A conjunção de interesses entre quem d