Pular para o conteúdo principal

Como melhorar a sua concentração e ter mais disciplina como advogado autônomo

COMO MELHORAR A SUA CONCENTRAÇÃO E TER MAIS DISCIPLINA COMO ADVOGADO AUTÔNOMO



Trabalhar de forma autônoma, em qualquer profissão, requer foco e disciplina. Um advogado autônomo, que trabalha para si, no entanto, precisa equilibrar diversas tarefas diferentes em uma mesma agenda. Por isso, para ser produtivo e conseguir resultados profissionais e financeiros, é essencial manter a concentração.
Da arrumação da mesa de trabalho até o excesso de informação, o advogado autônomo encontra diversos obstáculos para manter-se concentrado em sua rotina. Pensando em todos os desafios que esse profissional encontra, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a manter a distração bem longe do seu dia a dia.

1) Organize seu dia

Para quem busca se concentrar e ser mais eficiente, organizar o dia de trabalho em tarefas ou blocos pode ser uma ótima pedida. Fazer uma lista de tarefas por períodos (manhã e tarde, por exemplo) permite que você visualize seu cotidiano com mais clareza, facilitando assim com que estabeleça suas prioridades.
O ideal é sempre dar preferência para as tarefas mais difíceis de executar, pois ao eliminá-las você se sente mais disposto para completar a agenda. Outra dica é realizar primeiro as tarefas que demandam pouco tempo para serem resolvidas, como uma cópia de um documento ou um telefonema pontual.
Evite ao máximo começar o seu dia pela caixa de e-mails. Boa parte dos profissionais que começa o dia dessa forma tende a se distrair e passar boa parte do dia respondendo e-mails. O ideal é sempre manter-se focado em suas tarefas e responder os e-mails durante pequenas pausas feitas durante o dia.

2) Faça pausas

Poucos profissionais sabem, mas o cérebro humano consegue se manter com a atenção fixa em um único objeto por até 60 segundos. Depois desse tempo é natural que a atenção se esvaia. Por esse motivo, para quem deseja se manter concentrado, fazer pausas de cinco a dez minutos é essencial. As pausas contribuem para recuperar a energia e a concentração.
Procure revezar uma hora de trabalho com intervalos de dez minutos para um café, comer algo ou ouvir uma música. Esse tipo de estímulo vai ajudá-lo a ficar concentrado e produtivo durante o dia todo.

3) Cuidado com as redes sociais

As redes sociais são bastante dispersivas e, se não utilizadas com consciência, podem se transformar em um obstáculo para a concentração. O ideal é separar um tempo para navegar livremente, em um momento de lazer, para evitar que isso acabe virando horas.
As redes sociais também podem ser utilizadas como fonte de pesquisa ou comunicação, por isso não devem ser totalmente descartadas. No entanto, deve ser tratada com parcimônia para que não se torne um problema.
Existe uma tendência em culpar a tecnologia como uma forma poderosa de distração. No entanto muitos softwares e aplicativos estão aí para ajudarem na produtividade e podem se transformar em uma excelente ferramenta para quem trabalha de forma autônoma.

4) Resolva o problema do barulho

Muitos profissionais têm dificuldades de se concentrar com o barulho. Para quem sofre com esse tipo de problema, já é possível encontrar sites e aplicativos que disponibilizam gratuitamente o chamado “White noise” ou “barulho branco”, trata-se de um ruído produzido pela combinação simultânea de frequências que elimina barulhos externos e ajuda na concentração.
(Foto meramente ilustrativa - reprodução da internet)
_________________________________________________________

Comentários

Mais visitadas

O seu Contrato de Honorários é completo? Veja requisitos e cuidados

O SEU CONTRATO DE HONORÁRIOS É COMPLETO? VEJA REQUISITOS E CUIDADOS Usualmente chamado de contrato de honorários, o contrato de prestação de serviços de um Advogado envolve cuidados importantes para garantir a transparência entre as partes e, principalmente evitar surpresas. A percepção dos honorários é o direito de todo advogado como contraprestação econômica pelo serviço técnico prestado. A importância dos honorários se evidencia pela sua caracterização como verba de natureza alimentar, fundamental para o profissional liberal manter o funcionamento da sua atividade, bem como prover o seu sustento e o de sua família, assemelhando-se assim ao direito constitucional ao salário digno, previsto pela  Carta Magna  no seu artigo  7º , inciso  IV . E para assegurar esse direito do Advogado, bem como ao contratante a previsibilidade de direitos e obrigações, o contrato de honorários é um dos instrumentos mais importantes na relação processual. Por isso, é de suma importância não só

Zona de conforto mental: o que é e como se arriscar para além de suas fronteiras

ZONA DE CONFORTO MENTAL: O QUE É E COMO SE ARRISCAR PARA ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS Oriundo dos estudos do campo da psicologia, o termo “zona de conforto” se refere à uma série de comportamentos, ações e escolhas que têm como objetivo manter o indivíduo em questão envolto em uma sensação de segurança e de proteção dos possíveis males que o aguardam para além das barreiras pré-estabelecidas entre o que lhe é ou não familiar. Mas, vale lembrar que conforto e comodidade nem sempre são sinônimos de bem-estar: muitas vezes, estas condições, justamente por não trazerem um desafio para a pessoa, seja na esfera profissional ou pessoal, acabam por propiciar um ambiente letárgico e dormente, o qual limita o descobrimento de novas capacidades que poderiam ser até então inéditas ao indivíduo. Em seu artigo nomeado como “Trabalho duro supera o talento”, o escritor americano Ed Latimore ressalta que de todas as suas conquistas, 99% do teor delas advém do esforço genuíno, enquanto somente 1% re

Por que estes serão os advogados mais disputados pelo mercado de trabalho

POR QUE ESTES SERÃO OS ADVOGADOS MAIS DISPUTADOS PELO MERCADO DE TRABALHO O mercado de trabalho jurídico presencia uma reviravolta em 2019 e áreas pouco demandadas no ano passado surgem no horizonte de carreiras mais promissoras do ano. Desde a confirmação do cenário político, uma onda de otimismo estimula a volta de investimentos e o recrutamento jurídico é um dos primeiros a se agitar. “Isso acontece porque o mercado jurídico é peça chave dessa mudança”, diz Camila Dable, sócia da Salomon Azzi, consultoria de recrutamento e seleção na área jurídica. Expoentes dessa mudança de perfil jurídico mais buscado em escritórios e empresas são os advogados que atuam na área imobiliária e de mercado de capitais. Segundo os profissionais consultados por  EXAME , esses mercados mais afetados pela recessão deverão ter um ano melhor. “A definição e melhora de diversos cenários da política e economia cria condições para a retomada da atividade. A conjunção de interesses entre quem d