Pular para o conteúdo principal

Líder servidor: como a empatia pode transformar o clima organizacional

LÍDER SERVIDOR: COMO A EMPATIA PODE TRANSFORMAR O CLIMA ORGANIZACIONAL




Talvez o segredo das relações, e também o mais desafiador, seja realmente calçar o sapato do outro. E esta é uma realidade intrínseca a qualquer relação, que não difere no mundo corporativo. Todo resultado, seja positivo ou negativo, é consequência de um trabalho realizado por pessoas felizes, ou não. Esse deve ser o lema da empresa contemporânea, em que a liderança, mais do que gerir, deve se comprometer com o processo e dar o exemplo com o desafio de buscar a felicidade da equipe.
A essência da motivação de um time está em conhecer o que se realiza. Sem entendimento qualquer ação cairá na inutilidade, uma vez que as pessoas são motivadas por si mesmas a partir do momento que passam a entender e participar dos processos e resultados. Por isso, além de todas as competências pessoais tão amplamente divulgadas, o líder atual deve ser servidor, não apenas em suas ações, mas em seu íntimo. O serviço aproxima as pessoas e revela um interesse genuíno no próximo demonstrando, acima de habilidades ou conhecimentos técnicos, qualidades relacionadas à educação de cada um.
Muito se pode aprender para uma função de liderança. Competências e habilidades podem ser desenvolvidas e conhecimento técnico pode ser obtido através de bons cursos, processo de coaching ou mentoring. Porém, a liderança servidora está muito ligada aos valores morais obtidos a partir dos princípios nos quais uma pessoa foi criada. O líder servidor emerge com qualidades como respeito, solidariedade, empatia e humildade, características mais predominantes do meio em que viveu e das experiências pessoais.
Este modelo de liderança é facilitador e apoiador da equipe, ao contrário do líder autoritário. Ele influencia muito pouco nas decisões, mas está sempre perto o suficiente para ajudar. Deve apontar o caminho a ser seguido e também dar o exemplo, pois o senso de utilidade das pessoas é um agente motivador e deve ser incentivado pela liderança.
Tendo em vista que ninguém pode motivar ao outro, uma vez que a motivação é gerada dentro de cada um por razões individuais, o líder servidor aparece mostrando à equipe a importância de cada um no processo, sendo transparente com relação a metas e resultados e proporcionando condições para tomada de decisões, com foco em gerar melhores resultados.
É preciso ter em mente que os liderados podem até errar, mas caberá à liderança medir os impactos. Com os riscos calculados, deixar as pessoas tomarem as próprias decisões não é um posicionamento difícil para a liderança. Em uma organização estruturada com base em servir, a motivação minimiza os riscos.
As relações de trabalho podem ser transformadas a partir dos princípios da liderança servidora genuína. O líder que se importa realmente com o próximo, que tem paixão pelo que faz, que gosta de gente, que olha nos olhos e tem relacionamento pessoal com sua equipe não teme os desafios. Ele sabe que as pessoas estarão comprometidas com sua liderança porque passaram a entender o que faz e porque faz. Um ambiente feliz é feito de pessoas felizes e pessoas felizes é o foco do líder servidor. Os resultados virão a partir daí.
( Por: Neto Mello / Fonte: Portal Administradores)

Comentários

Mais visitadas

O seu Contrato de Honorários é completo? Veja requisitos e cuidados

O SEU CONTRATO DE HONORÁRIOS É COMPLETO? VEJA REQUISITOS E CUIDADOS Usualmente chamado de contrato de honorários, o contrato de prestação de serviços de um Advogado envolve cuidados importantes para garantir a transparência entre as partes e, principalmente evitar surpresas. A percepção dos honorários é o direito de todo advogado como contraprestação econômica pelo serviço técnico prestado. A importância dos honorários se evidencia pela sua caracterização como verba de natureza alimentar, fundamental para o profissional liberal manter o funcionamento da sua atividade, bem como prover o seu sustento e o de sua família, assemelhando-se assim ao direito constitucional ao salário digno, previsto pela  Carta Magna  no seu artigo  7º , inciso  IV . E para assegurar esse direito do Advogado, bem como ao contratante a previsibilidade de direitos e obrigações, o contrato de honorários é um dos instrumentos mais importantes na relação processual. Por isso, é de suma importância não só

Zona de conforto mental: o que é e como se arriscar para além de suas fronteiras

ZONA DE CONFORTO MENTAL: O QUE É E COMO SE ARRISCAR PARA ALÉM DE SUAS FRONTEIRAS Oriundo dos estudos do campo da psicologia, o termo “zona de conforto” se refere à uma série de comportamentos, ações e escolhas que têm como objetivo manter o indivíduo em questão envolto em uma sensação de segurança e de proteção dos possíveis males que o aguardam para além das barreiras pré-estabelecidas entre o que lhe é ou não familiar. Mas, vale lembrar que conforto e comodidade nem sempre são sinônimos de bem-estar: muitas vezes, estas condições, justamente por não trazerem um desafio para a pessoa, seja na esfera profissional ou pessoal, acabam por propiciar um ambiente letárgico e dormente, o qual limita o descobrimento de novas capacidades que poderiam ser até então inéditas ao indivíduo. Em seu artigo nomeado como “Trabalho duro supera o talento”, o escritor americano Ed Latimore ressalta que de todas as suas conquistas, 99% do teor delas advém do esforço genuíno, enquanto somente 1% re

Por que estes serão os advogados mais disputados pelo mercado de trabalho

POR QUE ESTES SERÃO OS ADVOGADOS MAIS DISPUTADOS PELO MERCADO DE TRABALHO O mercado de trabalho jurídico presencia uma reviravolta em 2019 e áreas pouco demandadas no ano passado surgem no horizonte de carreiras mais promissoras do ano. Desde a confirmação do cenário político, uma onda de otimismo estimula a volta de investimentos e o recrutamento jurídico é um dos primeiros a se agitar. “Isso acontece porque o mercado jurídico é peça chave dessa mudança”, diz Camila Dable, sócia da Salomon Azzi, consultoria de recrutamento e seleção na área jurídica. Expoentes dessa mudança de perfil jurídico mais buscado em escritórios e empresas são os advogados que atuam na área imobiliária e de mercado de capitais. Segundo os profissionais consultados por  EXAME , esses mercados mais afetados pela recessão deverão ter um ano melhor. “A definição e melhora de diversos cenários da política e economia cria condições para a retomada da atividade. A conjunção de interesses entre quem d