Pular para o conteúdo principal

Para empreender é preciso conhecimento e comportamento


PARA EMPREENDER É PRECISO CONHECIMENTO E COMPORTAMENTO
Ser um empresário de sucesso é o sonho de muitas pessoas, mas nem todos estão preparados para assumirem esta imensa responsabilidade seja por falta de conhecimento e principalmente, por manter um comportamento inadequado como empreendedor.
Em tempos difíceis como o que atravessamos, a dificuldade para ingressar ou retornar ao mercado de trabalho tem levado muitas pessoas a abrir seu próprio negócio para sobreviver e ganhar algum dinheiro. São os novos empreendedores que muitas vezes se arriscam sem o necessário conhecimento mantendo um comportamento passivo e equivocado.
Como empresário e consultor de negócios, diariamente visitamos empresas que possuem um grande potencial de sucesso, mas a falta de conhecimento técnico e a persistência em manterem um comportamento de empregado ou amigo, os empurram na direção do fracasso.
O que estas pessoas precisam entender é que não faz nenhum sentido ser empresário e não ganhar dinheiro. Não é logico ser dono de uma empresa e viver apenas com as dificuldades inerentes a esta opção. Em muitas empresas encontramos empresários endividados, sem uma retirada mensal, mas com um custo elevadíssimo para sustentar a operação. Porque? Qual o sentido de viver permanentemente no olho do furacão?
Apenas 4 em cada 10 empresas abertas no Brasil sobrevivem após 5 anos e o motivo é o comportamento inadequado do empresário que permanece pensando como funcionário e não consegue se colocar diante de fornecedores, clientes e funcionários como dono do negócio. Estas pessoas não planejam, não conhecem a operação, não sabem o que ou como fazer para serem lucrativas. São noites sem dormir pensando em como pagar fornecedores, funcionários, impostos, assumindo riscos desnecessários que poderiam ser superados, minimizados, se soubessem o que estão fazendo.
A sua empresa não é uma ONG! Você precisa ganhar dinheiro! Você precisa mudar o seu modo de enxergar o futuro! Você precisa ser ambicioso! Você precisa ser feliz com o que faz!
Pense! Você é dono de uma empresa (não importa o tamanho) e tem direitos e deveres. Os deveres fazem parte do jogo e não podemos fugir deles. Mas, os direitos é você quem define, busca e consegue. Portanto, antes de se aventurar no mercado planeje, fale com especialistas, conheça o máximo possível do que você viverá e, quando estiver pronto, avance e seja feliz.
(Por: Arildo Ramos / Fonte: Administradores)

⏬⏬LEIA TAMBÉM⏬⏬


Comentários

Mais visitadas

O que perguntar para a testemunha na Audiência Trabalhista?

O QUE PERGUNTAR PARA A TESTEMUNHA NA AUDIÊNCIA TRABALHISTA? Uma dúvida muito recorrente, que os advogados alunos do meu curso apresentam logo de cara é: “O que perguntar para as testemunhas?” O curioso é que, para eu responder a essa pergunta, de modo a instruir o aluno a saber o que perguntar para a testemunha, eu não preciso nem saber qual é o pedido que está em litígio (horas extras, vínculo de emprego, justa causa, doença profissional etc…), qual parte ele representa na ação (reclamante ou reclamada) e, nem quem convidou a testemunha. Isso porque, para que o advogado saiba o que perguntar para a testemunha, antes, ele precisa saber “qual é o fato controvertido, que a parte que ele representa, detém o ônus probatório”. O objetivo das provas no processo e, testemunha é apenas uma delas, é justamente convencer o Juízo que ocorreu determinado fato, controvertido, capaz de ensejar a condenação ou absolvição de determinado pedido. Qualquer outra fora dessa premissa não jus...

Profissão cobiçada: como está realmente o mercado de trabalho pra quem faz Direito?

PROFISSÃO COBIÇADA: COMO ESTÁ REALMENTE O MERCADO DE TRABALHO PARA QUEM FAZ DIREITO? Descubra onde estão as melhores oportunidades de trabalho para quem quer seguir a carreira de advogado ou jurista! Como está o mercado de trabalho pra quem faz Direito? Direito tornou-se a profissão mais desejada dos brasileiros. As salas de aula deste curso comportam, atualmente, mais de 1000 mil estudantes espalhados por todo o território nacional, de acordo com o Censo do Ensino Superior. As oportunidades de trabalho para quem opta por esta graduação cresceram rapidamente nos últimos anos, o que fez subir ainda mais a procura pelo curso nos vestibulares e processos seletivos que usam a nota do Enem, como Sisu e ProUni. No mesmo passo, aumentou também o número de profissionais na ativa – tornando a concorrência por uma vaga de emprego ainda mais acirrada. Por sorte, o mercado é grande e continua se expandindo, tanto na iniciativa privada quanto no serviço público. O Direito p...

Escreva bem, fale melhor! 60 erros de português muito comuns no mundo do trabalho

ESCREVA BEM, FALE MELHOR! 60 ERROS DE PORTUGUÊS MUITO COMUNS NO MUNDO DO TRABALHO Falar e escrever corretamente é obrigatório para se dar bem em qualquer profissão. Além de ter uma redação bem estruturada, é preciso dominar a norma culta do português para ser admitido em qualquer processo seletivo, manter-se empregado e alçar novas posições hierárquicas. Apesar disso, os tropeços na língua são incrivelmente frequentes no mundo corporativo. E-mails, relatórios, artigos e apresentações estão infestados de erros de ortografia, sintaxe, regência, pontuação e conjugação verbal Para Rosângela Cremaschi, consultora empresarial na RC7 e professora de comunicação na FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), a insuficiência da educação de base do brasileiro faz com que muita gente ingresse no mercado de trabalho com fortes dúvidas sobre o próprio idioma. Quanto mais alto o cargo, piores são os efeitos dos “tropeços” para a imagem do profissional, diz Reinaldo Passadori, presid...